segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Projeto VIDA Recebe Visita Técnica do III Prêmio Ações Inclusivas

Projeto VIDA Recebe Visita Técnica do  III Prêmio Ações Inclusivas
 
Projeto está entre 30 finalistas do Estado
 
Nessa segunda-feira(29), o Projeto VIDA (Vivenciando a Inclusão, Diversidade em ação) sediou nas dependências da Secretaria de Educação, a visita do Sr. Wanderley Marques de Assis, Presidente do CEAPcD ( Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência/SP) e sua esposa, Goretti Cortez, a fim de verificar os trabalhos desenvolvidos nas salas de recursos e emitir um parecer técnico para o Prêmio Ações Inclusivas, o qual o Projeto VIDA concorre em 2012.
 
O III Prêmio Ações Inclusivas é realizado anualmente pela Secretaria de Estado das Pessoas com Deficiência, cujo objetivo é  identificar e conhecer práticas inclusivas voltadas a pessoa com deficiência, além de disseminar iniciativas e estimular a implantação de novas. No ano de 2012 foram mais de 140 experiências inscritas, sendo que o Projeto VIDA está entre os 30 finalistas selecionados do estado.
 
Além da coordenadora Prof.ª Luciane Molina, da Pedagoga Klênia Caixeta e da prof.ª de Arte Lucia Molina, também estiveram presentes na reunião as professoras das salas de recursos, que responderam perguntas para a elaboração do  parecer técnico, apresentaram os trabalhos oralmente e através de fotografias. Na ocasião, o Sr. Wanderley, acompanhado pela equipe do Projeto VIDA, fez visita a sala de recursos da E. M. Lucia Villar, onde teve contato com um aluno atendido pelo AEE, conversou com uma mãe e com a gestora em exercício. Em seguida percorreu as dependências da escola.
 
Luciane Molina e Klênia Caixeta avaliam como positiva a visita, no sentido de trazer uma maior visibilidade para a conquista das pessoas com deficiência em Lorena, por meio dos atendimentos nas salas de recursos; "concorrer ao Prêmio Ações Inclusivas é trazer para a nossa realidade a consciência de que a inclusão passa, necessariamente, pela educação e é no espaço escolar que podemos construir essa marca, ampliando as ações para outros setores da sociedade", afirmam.
 
Serão selecionadas dez práticas que atenderem aos critérios estabelecidos, sendo premiadas em cerimônia aberta ao público realizada no dia 12/12 no Memorial da América Latina - SP. 
 
Prof.ª Luciane Molina
29/10/2012
 

 

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Projeto “Vida” representa Lorena no I Fórum Regional de Surdocegueira em Pindamonhangaba

26/10/2012 22h35m
Projeto "Vida" representa Lorena no I Fórum Regional de Surdocegueira em Pindamonhangaba
Evento foi organizado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
  
O Projeto "Vida" (Vivenciando a Inclusão, Diversidade em Ação), por meio da coordenadora professora Luciane Molina, da pedagoga Klênia Caixeta e da professora de Arte Lúcia Molina, representou a Secretaria de Educação de Lorena no I Fórum Regional de Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial: Perspectivas Educacionais na Rede Estadual de Ensino, que aconteceu no município de Pindamonhangaba.

O evento realizado na última terça-feira, dia 23, foi idealizado e executado pelo Cape (Centro de Apoio Pedagógico Especializado), vinculado à Rede Estadual de Ensino, responsável pela Educação Especial de 91 Diretorias do Estado de São Paulo, e contou com a presença de representantes de mais de seis cidades do Vale do Paraíba, por meio das instituições que atuam no segmento da pessoa com deficiência, professores especialistas, familiares e profissionais de diversas áreas.

Além de palestras com profissionais que atuam com surdocegos e capacitam professores sobre deficiência múltipla sensorial, estiveram presentes a professora Tânia Regina Martins Rezende, responsável pelo departamento que produz materiais para pessoas cegas, surdocegas e com visão subnormal da Secretaria de Estado da Educação e a PCNP da Diretoria de Ensino da Região de Pindamonhangaba, Célia Gastaldo, uma das organizadoras deste fórum.

Para Luciane Molina e Klênia Caixeta, o momento possibilitou conhecer e interagir com outras realidades regionais, confrontando o que temos para oferecer dentro da Rede Municipal. Apesar de ainda não haver casos de surdocegueira nas salas de recursos do Projeto 'Vida', é necessário que se valorizem ações de formação e a busca de informações junto a profissionais que já atuam nesse segmento, para que possamos direcionar um trabalho mais efetivo em AEE, buscando parcerias com outras instituições, bem como a profissionalização da equipe técnica do Projeto", acreditam.

O Projeto "Vida" tem sua sede nas dependências da Secretaria Municipal da Educação, que fica na Praça Baronesa de Santa Eulália, 56 – Centro.

Professora Luciane Molina
Coordenadora do Projeto "Vida"
Secretaria Municipal da Educação