sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Projeto VIDA é Apresentado ao Secretário de Educação do Estado de São Paulo

21/09/2012 20h52m
Projeto "Vida" é apresentado ao secretário de Educação do Estado de São Paulo
 
      Trabalho desenvolvido em Lorena foi um dos temas da reunião 
 
Na manhã da última quarta-feira, 19 de setembro, a professora Luciane Molina, que é coordenadora do Projeto "Vivenciando a Inclusão, Diversidade em Ação (Vida)", realizado pela Secretaria da Educação de Lorena, sob gestão do professor Élcio Vieira, esteve presente em uma reunião que aconteceu no gabinete do atual secretário da Educação do Estado de São Paulo, dr. Herman Jacobus Cornelis Voorwald.
Na ocasião, a professora Luciane Molina apresentou os trabalhos desenvolvidos pelo Projeto "Vida", explicando as ações pertinentes à formação de professores, acompanhamento pedagógico e os resultados quantitativos e qualitativos dos atendimentos realizados nas salas de recursos multifuncionais.
Também esteve presente na reunião a coordenadora do setor de Inclusão do Estado de São Paulo, que ressaltou a preocupação em garantir acessibilidade, com investimento em recursos e serviços que garantam um ensino de qualidade para todos os envolvidos, sejam alunos ou professores com alguma deficiência.
Dentre outros assuntos tratados, a coordenadora do Projeto "Vida" destacou a importância de se promover o entendimento sobre a inclusão em todos os âmbitos: "Para conseguirmos um ensino de qualidade, há necessidade de delinearmos ações que visam o acesso e a participação de todos os envolvidos no processo educativo, postura esta assumida pelo atual secretário da Educação do Estado de São Paulo, dr. Herman, que demonstrou muito interesse e compromisso pelo tema".
O Projeto "Vivenciando a Inclusão, Diversidade em Ação (Vida)" orienta, organiza e acompanha o serviço do Atendimento Educacional Especializado em Lorena e tem sua sede na Secretaria de Educação, que fica na Praça Baronesa Santa Eulália, 56 – Centro; fone: (12) 3152 7447. Informações pelo blog www.vivenciandoainclusao.blogspot.com ou por e-mail: vida.aee@gmail.com.
 

Por coordenadora Luciane Molina
Fonte:
http://www.lorena.sp.gov.br/noticia.php?idnoti=6362

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Participação do Projeto VIDA no Desfile de 7 de Setembro

A equipe do Projeto VIDA, Luciane Molina e Klênia caixeta, juntamente com as professoras das salas de recursos e a  Profª de Arte da secretaria de educação, Lucia Molina estiveram presentes no Desfile Cívico de 7 de Setembro ocorrido a partir das 9:00H na AV. Targino Vilela Nunes, em Lorena - SP.
 

Visita a E. M. Santa Edwiges.

A equipe do Projeto VIDA da Secretaria de Educação, representada por Luciane Molina e Klênia Caixeta, estiveram presentes para prestigiar as   apresentações do TEMUD realizadas na última sexta-feira (14) na E. M. Santa Edwiges.
 
O tema escolhido pela Temud – Mostra de Teatro, Música, Dança e Artes Visuais, no ano de 2012, foi Eco Arte – Sustentabilidade: Criar, Reciclar, Reaproveitar, Reutilizar e Preservar.
 
A equipe do Projeto VIDA agradece pelo convite e parabeniza todos os envolvidos nessas belíssimas apresentações.

 

sábado, 1 de setembro de 2012

Projeto VIDA Expõe Trabalhos na Praça de Lorena

Projeto VIDA Expõe Trabalhos na Praça de Lorena
 
Evento foi Realizado em Comemoração à Semana da Pátria.
 
O Projeto "Vivenciando a Inclusão, Diversidade em Ação" (Vida), sob a coordenação da professora Luciane Molina e da pedagoga Klênia Caixeta, é desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação, sob gestão do professor Élcio Vieira, e promove ações voltadas para atender alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades nas salas de recursos multifuncionais.
 
Na manhã deste  sábado (1º), o Projeto VIDA marcou presença no evento em comemoração à Semana da Pátria, realizado na Praça Arnolfo Azevedo, Centro de Lorena. Contou com a participação da Coordenadora Prof.ª Luciane Molina, da Pedagoga Klênia Caixeta, das professoras das Salas de Recursos e da prof.ª de artes Lucia Molina, que conduziram a apresentação dos trabalhos aos visitantes e as atividades de recreação com as crianças.
 
Além das atividades lúdicas com os jogos pedagógicos confeccionados para uso nas Salas de Recursos, as crianças coloriram figuras e os visitantes conferiram todo o trabalho do Atendimento Educacional especializado, por meio de painéis ilustrados com fotografias do funcionamento das salas. }foram distribuídos folders informativos e lembrancinhas, marcadores de livro em E. V. A.
 
Quem visitou a exposição, também conheceu um pouco sobre o Sistema Braille. O aluno Wellington Livramento escreveu nomes em Braille para quem solicitava, demonstrando como funciona a máquina de datilografia em Braille. A prof. Luciane Molina, que também ministra cursos de capacitação e oficinas de Braille e informática pela Secretaria Municipal de Educação, explicou como funciona a leitura e a escrita para as pessoas cegas.
 
A apresentação dos trabalhos contou com recursos de acessibilidade, como folders em Braille, banner com o logo do VIDA em relevo, lembrancinhas com inscrição em Braille, jogos adaptados com relevo ou texturas e audiodescrição das fotografias dos painéis. "É muito importante divulgar um trabalho que se preocupa de fato com a inclusão das pessoas com deficiência. Porém, é ainda mais importante pensar em acessibilidade ao apresentar um trabalho para conscientizar toda uma população e, as Salas de Recursos tem sido um grande exemplo de que podemos oferecer uma educação de qualidade para essas crianças com deficiência", destacou Luciane Molina. A pedagoga Klênia Caixeta ressaltou que o Projeto recebeu muitas visitas "assim a população poderá conhecer como funciona o trabalho, indicando para outras pessoas".
 
O Projeto "Vida" tem sua sede nas dependências da Secretaria Municipal da Educação, que fica na Praça Baronesa de Santa Eulália, 56 – Centro. Tel: (12) 3152-7447. Alguns dos trabalhos podem ser conferidos em www.vivenciandoainclusao.blogspot.com ou em contato por e-mail: vida.aee@gmail.com.