quinta-feira, 28 de junho de 2012

Projeto VIDA Apresenta o Recurso da Audiodescrição para Educadores

28/06/2012 14h44m
Projeto VIDA apresenta o recurso da audiodescrição para educadores
 
Professores e alunos conferiram durante o exercício a peça teatral "Ao Vencedor, As Batatas"
 
 
A Secretaria Municipal da Educação sob a gestão do Professor Elcio Vieira, esteve representada pela equipe do Projeto VIDA (Vivenciando a Inclusão, Diversidade em Ação), formada pelas Pedagogas Luciane Molina e Klênia Caixeta que conferiram a peça teatral "Ao Vencedor, As Batatas" do grupo paulistano CIA da Galhofa, com a presença dos professores das salas de recursos, alunos do curso de Braille e algumas pessoas com deficiência visual de Lorena.
 
O evento contou com a audiodescrição realizada por Lívia Motta e sua equipe "ver com Palavras", que ofereceu aos expectadores presentes uma narração complementar do cenário, figurino, movimentos e ambientação, um recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Porém, mesmo os expectadores que enxergam puderam participar da experiência, conhecendo a técnica empregada para que a audiodescrição seja mais uma ferramenta pedagógica em sala de aula com os alunos com deficiência nas salas de recurso, constituindo-se também, em tema abordado no curso de Braille.
 
Na platéia, professores, cursistas e pessoas cegas usando fone de ouvido e aparelho receptor da audiodescrição acompanharam todo o desenrolar da obra, uma adaptação de Memórias Póstumas de Braz Cubas, de Machado de Assis, captando os detalhes descritivos junto do som ambiente. Após o encerramento da peça, os expectadores fizeram uma visita tátil ao cenário, conhecendo o figurino usado pelos atores.
 
"O nosso objetivo ao prestigiar ao espetáculo é de buscar alternativas de acessibilidade à informação, cultura e educação", destacou a Coordenadora Luciane Molina.
 
Fonte: Prefeitura Municipal de Lorena

terça-feira, 12 de junho de 2012

Sala de Recursos E. M. Elizabeth Pinto

O Projeto VIDA - Vivenciando a Inclusão, Diversidade em Ação através da coordenadora Luciane Molina e da Pedagoga Klênia Caixeta incentiva as professoras das salas de recursos a construirem materiais para atenderem os alunos matriculados no AEE e no ensino regular, tendo como ponto de partida o estudo das necessidades de cada aluno, observando seu desempenho na sala regular e no atendimento educacional especializado.
 
As imagens apresentadas mostram o funcionamento da sala de recursos e alguns materiais construídos pela professora do AEE  Wilma, da Unidade Escolar E. M. Elizabeth Pinto.
 
Os materiais são: jogo de pescaria, prendedores coloridos, dominó de figuras geométricas e um panorama do espaço físico da sala de recursos.
 

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Oficina de Construção de Materiais para Sala de Recursos

A equipe do Projeto Vida - Vivenciando a Inclusão, Diversidade em ação realiza quinzenalmente reuniões com as professoras que atuam nas salas de recursos multifuncionais do município de Lorena.
 
Nessa segunda-feira, dia 11 de junho o encontro aconteceu na sede da Secretaria de Educação, das 7:30H às 11:30H  e teve como proposta uma oficina de construção de materiais conduzida pela professora de Arte, Lucia Molina e acompanhada pelas integrantes do Projeto VIDA, pedagoga Klênia Caixeta e Coordenadora Luciane Molina.
 
Cada professora confeccionou quatro jogos em material sintético E. V. A. para serem utilizados nas salas de recursos com seus alunos.
 
Denominado "Jogo das Diferenças", cada conjunto contém 6 peças, sendo com figuras de peixe e foca. O objetivo é encontrar as diferenças que existem nelas, já que uma peça está completa e as demais, com pequenos detalhes e ausência de partes.
 
As imagens acima mostram passo a passo da oficina e da confecção dos jogos, desde o recorte até a montagem das peças.
 
Na ocasião, as integrantes do Projeto VIDA, pedagoga Klênia Caixeta e coordenadora Luciane Molina também  acompanharam a oficina e conversaram individualmente com cada professora sobre assuntos referentes ao acompanhamento e orientações para o atendimento que estão realizando nas salas de recursos.
 
Reconhecimento Tátil:
O Jogo do Reconhecimento Tátil é confeccionado em borracha sintética (EVA), contendo 6 figuras que apresentam diferenças entre si. Deste modo, apenas uma das figuras encontra-se completa e, as demais, possuem algum erro em sua composição.
 
Com o manuseio do Jogo do Reconhecimento Tátil, o aluno terá facilidade em descobrir relações de diferenças e semelhanças, desenvolvendo classificação e seriação do objeto, discriminação tátil e coordenação uni e bimanual, bem como estabelecer esquemas comparativos e associativos. As possibilidades são inúmeras.
Quantidade de peças: 6 (sendo 2 modelos distintos: peixe e foca)
 
 
 
 

 

domingo, 3 de junho de 2012

Balanço dos meses de Abril e Maio

O município de Lorena, por meio da Secretaria Municipal de educação sob a gestão do Profº Elcio Vieira vem construindo sua história e sua identidade no que diz respeito ao Atendimento Educacional Especializado nas salas de recursos multifuncionais.
 
Nos meses de abril e maio algumas atividades foram realizadas possibilitando uma reorganização dos trabalhos, agora através do Projeto VIDA - Vivenciando a Inclusão, Diversidade em Ação com a coordenação da profª Luciane Molina com participação da pesagoga Klênia Caixeta.
 
Os balanços dos trabalhos para esses dois meses contaram com reuniões quinzenais com as professoras das salas de recursos, cujos momentos de encontro possibilitaram uma reflexão sobre a prática de cada uma, troca de experiências, formação específica sobre como preencher as documentações e estudo de casos.
 
A equipe do Projeto VIDA, Coordenadora Luciane Molina e pedagoga Klênia caixeta fizeram visitas Às Unidades Escolares que contam com as salas de recursos e também em outras Unidades Escolares de abrangência, ou seja, que recebem o serviço do atendimento Educacional Especializado nas salas localizadas em escolas próximas. Conhecer os alunos é muito importante para orientar as professoras em seus trabalhos pedagógicos e especializado, ressalta as integrantes do Projeto.
 
Agora o projeto VIDA está subordinado diretamente ao secretário da Educação e, junto a ele conseguimos atender algumas reinvindicações e solicitações, tais como: ampliação de jornada para professora, aquisição de cadeira de rodas conforme prescrição específica para um aluno e duas adaptações arquitetônicas que já estão providenciadas.
 
Fizeram parte das nossas atividades bimestral o recebimento dos documentos pelas professoras:
- Cronograma mensal de trabalho das professoras;
- Horário de atendimento aos alunos;
- Quadro com informações geral sobre o aluno, constando nome, categorização da deficiência, escola regular e situação no AEE;
- Plano de Desenvolvimento Individual (PDI e Plano Pedagógico Especializado (PPE);
- Orientações sobre preenchimento das atividades semanais, conforme estudo de caso.
 
Junto com o secretário de Educação fizemos reuniões e  visitas à algumas Unidades Escolares a fim de acompanhar como tem sido os trabalhos nas salas de recursos.
 
As integrantes do Projeto VIDA também marcaram presença em diversos eventos realizados pela Secretaria Municipal da Educação nos meses de abril, maio e recentemente em junho.
 
O Projeto VIDA se orgulha em vestir a Camisa pela Inclusão e por isso presenteou funcionários e amigos com camisetas estampadas com a marca do Projeto Vivenciando a Inclusão, Diversidade em Ação para o atendimento Educacional Especializado oferecido pela Secretaria Municipal da Educação. Também distribuiu chaveiros e botons com o logo do VIDA.
 
Confiram as matérias sobre o Projeto no site da Prefeitura de Lorena: www.lorena.sp.gov.br
 
01/06/2012 - 10h22m Projeto "Vida" da SME é aprovado como Projeto de Lei pela Câmara de Lorena
http://www.lorena.sp.gov.br/noticia.php?idnoti=5948
 
01/06/2012 - 10h11m Secretário da Educação e Coordenadoras do Projeto "Vida" realiza visita nas Unidades Escolares
http://www.lorena.sp.gov.br/noticia.php?idnoti=5944
 

"A inclusão escolar começa na alma do professor, contagia seus sonhos e amplia seus ideais. A utopia pode ter muitos defeitos, mas pelo menos, uma virtude tem: ela nos faz caminhar." (Eugênio Cunha)