sexta-feira, 20 de julho de 2012

Projeto VIDA é Desenvolvido em Lorena

17/07/2012 16h48m
Secretaria da Educação tem 43 projetos em desenvolvimento
 
  O mês é de férias, mas quando as aulas retornarem, também serão retomadas as atividades dos 43 projetos que são desenvolvidos pela Secretaria Municipal da Educação, sob a gestão do professor Élcio Vieira. 
 
O mês é de férias, mas quando as aulas retornarem, também serão retomadas as atividades dos 43 projetos que são desenvolvidos pela Secretaria Municipal da Educação, sob a gestão do professor Élcio Vieira.
 
Os projetos visam complementar o aprendizado curricular obrigatório e abrangem as mais variadas áreas; entre elas, a esportiva, artesanal, educacional, recreativa e até a da saúde.
 
Confira:
 
- Ginástica para mães: visa promover a interação das mães com os filhos da Rede Municipal de Ensino, além de promover melhora na qualidade de vida. O projeto está sob a coordenação da professora Heloísa.
 
- Artesanato: visa capacitar educadores da Rede Municipal de Ensino a desenvolver habilidades motoras e ainda proporciona a criação de jogos pedagógicos, sob a coordenação de Lúcia Molina.
 
- Programa de Formação de Professores: visa oferecer suporte à ação pedagógica dos professores do Ciclo I do Ensino Fundamental I. Orienta a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, promovendo ações que incentivam a formação contínua do educador.
 
- Merenda Escolar: voltado para os alunos, tem como objetivo suprir parte das necessidades nutricionais de acordo com cada nível de ensino, seguindo normas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e adequando o cardápio de uma empresa terceirizada, sob a supervisão da nutricionista responsável técnica, Juliana de Souza.
 
- Núcleo de Educação Patrimonial e Ambiental: visa a conscientização do patrimônio público e do meio ambiente tanto do município quanto do Vale do Paraíba, sendo que hoje dez professores da Rede Municipal de Ensino vem sendo capacitados por meio de encontros mensais. O projeto está sob a coordenação da ATP Rosana Salles e da professora Adriana Vasconcellos.
 
- Reforma das Escolas Municipais: visa preservar as Unidades Escolares para atender os alunos e pais. A equipe de reforma é composta por encanadores, pedreiros, eletricistas, marceneiros, pintores, ajudantes e serventes. O setor de manutenção está sob a coordenação de Adilson Barbosa.
 
- CIAE: o Centro Interdisciplinar de Assistência Educacional tem como objetivo atender os alunos, educadores, pais e outros. Coordenado pela psicóloga Elisabete Ferreira, a equipe é formada por especialistas nas seguintes áreas: assistência social, psicologia, fonoaudiologia, pedagogia e terapia ocupacional.
 
- Oficina Pedagógica: é a equipe responsável pelo planejamento, coordenação e acompanhamento das diretrizes destinadas à melhoria do processo de ensino e aprendizagem nas escolas municipais, atuando de forma descentralizada e integrando o desenvolvimento curricular, a formação inicial e continuada do educador.
 
- Hapkidô: é uma arte marcial que ensina aos alunos da Rede Municipal de Ensino a autodefesa com praticamente qualquer objeto, especializada em defesa pessoal.
 
- Programa Estrada para Cidadania: promovido em parceria com o CCR Nova Dutra, visa a formação de profissionais e alunos para questões relacionadas ao meio ambiente e ao trânsito, por meio de formações bimestrais para professores do 4º e 5º anos, sob a coordenação da ATP Rosana Salles.
 
- Peagascar - Gás Oduto: é um programa de Educação Ambiental que segue todas as orientações do Ibama. Suas ações visam a construção coletiva de soluções para o desenvolvimento sustentável e redução da vulnerabilidade na região, além de favorecer uma gestão ambiental pública mais integrada.
 
- Gincana da Solidariedade: visa a arrecadação e doação de alimentos. Também trabalha a integração de vários fatores referentes ao aprendizado social dos alunos participantes, como o respeito e educação ao pedir os alimentos de casa em casa. A solidariedade, o trabalho em grupo, o hábito de repartir, principalmente quando recebem pequenas doações.
 
- Meninas da Vila: formado por um grupo de adolescentes, moradores da Vila Brito, fazem parte do Projeto de Meio Ambiente com formação cidadã, capacitando para uma ação pró-ativa em seu bairro. As atividades são realizadas no Oratório do próprio bairro.
 
- A dengue mata, ajude!: tem como objetivo mobilizar a população pela divulgação na internet, jornais, banners, faixas, cartazes e folders, mostrando duas situações, com ou sem dengue, onde uma acaba levando à morte pela doença.
 
- Vôlei nas Escolas: visa estimular o aluno ao constante entendimento da dinâmica da modalidade esportiva, possibilitando que ele entenda a necessidade de uma cooperação entre os integrantes do grupo para que o jogo apresente uma melhor organização; possa resolver os problemas exigidos pelo jogo, tanto nos aspectos individuais quanto coletivos.
 
- Empreendedorismo: promove o envolvimento dos professores tanto em relação ao que aprenderam, quanto os relatos da prática do trabalho que desenvolvem com os alunos.
 
- Vivenciando a inclusão, diversidade em ação – Vida: tem por objetivo organizar o serviço do atendimento educacional especializado no município de Lorena, com ações voltadas para a formação dos professores, acompanhamento pedagógico quanto aos procedimentos e estratégias adotadas nas salas de recursos com alunos público-alvo da Educação Especial: deficiências sensoriais ou físicas, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades. Está sob coordenação da profª Luciane Molina e tem como pedagoga, Klênia Caixeta.
 
- Programa Rádio na Escola: visa oferecer às crianças um momento agradável durante a semana que eles permanecem na escola. A aparelhagem é operada pelos alunos; conta com uma mesa de som, caixas espalhadas no pátio de escola, microfones, equipamentos técnicos complementares e programação musical preparada pelos alunos. O projeto está sob a coordenação de Eloy Vilela.
 
- Projeto Boa Energia nas Escolas: em parceria com a EDP Bandeirante, tem como objetivo conscientizar os alunos sobre o combate do desperdício de energia elétrica, mas para isso faz-se necessário capacitar os professores, para que eles sejam os elementos centrais na transmissão do conhecimento de forma interdisciplinar.
 
- Programa Ambiental Interativo – PAI: desenvolve, por meio de palestras, técnicas e atividades de campo sobre os temas do semestre; trocar informações para adequação do PAI às realidades da escola e promover parceria para a realização do PAI em 2012.
 
- Projeto Caminhar: é desenvolvido na sede Centro de Reabilitação e Equoterapia e visa a abordagem interdisciplinar entre saúde e educação, obtendo como diferencial a utilização do cavalo como objeto de mobilização e desenvolvimento dos aspectos motores, cognitivos e afetivos de seus praticantes.
 
- Judô nas Escolas: visa a possibilidade dos alunos aprenderem a arte marcial, auxiliando-os a ficarem concentrados dentro da sala de aula. O Projeto está sob a coordenação do prof. Domingos Sávio e Marcos Santos.
 
- Capoeira nas Escolas: resgata a nossa história, utilizando como ferramenta um novo modelo educativo, com habilidades psicomotoras e desenvolvimento social. O Projeto está sob a coordenação do prof. Alex Oliveira.
 
- Ballet: foi criado em 2009. Hoje, possui cerca de 130 alunos. É um trabalho contínuo, que auxilia no desenvolvimento dos alunos através da dança. O Projeto está sob a coordenação da profª Sandra Prado e funciona no Espaço Educacional Carlos Eugênio Marcondes.
 
- Nadando e Estudando em Lorena: visa canalizar as energias para que o aluno consiga ter um bom desempenho escolar, além de contribuir para o seu desenvolvimento social, através de atividades físicas e ainda o despertar de novos talentos no município. O Projeto está sob a coordenação do prof. Pedro Ivo Mayer.
 
- Atividades Desportivas Noturnas: é o esporte ao alcance da população, gerando condições ideais para a formação e o desenvolvimento corporal, social e psicológico do cidadão. O Projeto está sob a coordenação da professora Sônia Maria.
 
- Fanfarra e Música nas Escolas: o principal objetivo é oferecer aos alunos de música a possibilidade de aprender técnicas musicais, além de atender a obrigatoriedade da música na escola, de acordo com a Lei 11.769. O Projeto está sob a coordenação do prof. Douglas Macedo.
 
- Banda Marcial da Secretaria da Educação: a Bamase foi criada em 2012, visando dar continuidade ao estudo da música para os alunos. O Projeto está sob a regência de Washington O. Souza e coordenação do prof. Douglas Macedo.
 
- Qual é o Grilo?: tem como objetivo desenvolver a cidadania, valorizando o lado humano, apoiando e orientando familiares, responsáveis e os alunos que se encontram em riscos sociais, como sexualidade, bullying, cyberbullying, drogas e orientação vocacional. O Projeto está sob a coordenação da pedagoga Fabiene Faustino.
 
- Programa Escola da Família: é realizado nas escolas municipais durante os finais de semana e tem como objetivo construir uma cultura de paz e desenvolver socialmente as comunidades. O Programa está sob a coordenação do prof. Alex Oliveira.
 
- Escola de Pais: tem como propósito atrair os jovens e suas famílias para um espaço voltado à prática da cidadania, contribuindo com a formação familiar, social e cultural por meio de ações sócio-educativas dos jovens, integrando-os à sociedade. O Projeto está sob a coordenação da profª Maria Bezerra da S. Siqueira.
 
- Academia da Memória: visa manter o idoso saudável e feliz, oferecendo aos alunos a oportunidade da boa convivência, resgatando valores éticos e familiares, necessários a todas as idades. O Projeto está sob a coordenação da profª Ignês Ballerini.
 
- Temud: com o tema Ecoarte, a Mostra de Teatro, Música, Dança e Artes Plásticas visa conscientizar os alunos e a comunidade sobre a necessidade de construir uma prática social sustentável, ou seja, baseada na preservação do meio ambiente. O Projeto está sob a coordenação da profª Niled Toniolo.
 
- Meio Ambiente: por meio de palestras, visa a participação dos educadores e alunos que se prontificam a melhorar em relação aos temas ambientais e à qualidade de vida. O Projeto está sob a coordenação da profª Adriana Vasconcelos.
 
- Biblioteca Circulante: proporciona um espaço alternativo de aprendizagem, visando a democratização da leitura, oferecendo aos alunos o acesso aos livros, que são peças essenciais no processo de formação de leitores. O Projeto está sob a coordenação da professora Márcia Ribeiro.
 
- Corte e Costura para Alunas e Mães: tem como objetivo criar perspectivas de inclusão social, profissional, geração de trabalho e renda para as mães e a comunidade, desenvolvendo atividades que valorizam a integração, relações humanas e auto-estima. O Projeto está sob a coordenação da profª Maria José Ribeiro Araújo.
 
- Olimpíada de Língua Portuguesa: visa o desenvolvimento da leitura e escrita com base no estudo de gêneros textuais. O Projeto está sob a coordenação do ATP Nilson Bueno e da OP Andrea Custódio, integrantes da Oficina Pedagógica da SME.
 
- Fazendo a Ponte: voltado à transformação da escola no espaço de gestão compartilhada, a solidariedade e a cidadania, onde os alunos e professores irão reorganizar os espaços e tempos escolares; obtendo a assessoria do professor José Pacheco, fundador da Escola da Ponte em Portugal.
 
- Família Unida na Escola: visa a presença de toda a família na escola, mediante as atividades rítmicas e recreativas direcionadas para todas as idades e gêneros. O Projeto está sob a coordenação do professor Evandson Augusto.
 
- Recreação: oferece aos alunos momentos de lazer, através do teatro, da contação de histórias e brincadeiras, colaborando para o desenvolvimento do interesse das crianças para leitura. O Projeto está sob a coordenação das professoras Adriana Vasconcellos e Márcia Ribeiro.
 
- Karatê - Quem Educa e Acolhe, Colhe: procura incentivar e recuperar valores culturais, sociais, educacionais e artísticos dos alunos, empregando-os no propósito de socialização, formação e inclusão dos jovens beneficiados pelo Projeto, que está sob a coordenação do professor Márcio Mahatma.
 
- Capoeira: Fazendo Arte com o Corpo: estimula um estilo de vida saudável, bem como a busca de atitudes, conceitos e comportamentos dignos de um bom cidadão, por meio da socialização entre os participantes, garantindo melhora na qualidade de vida e o desenvolvimento das habilidades motoras gerais dos alunos. O Projeto está sob a coordenação da profª Michelli Felix.
 
- Tabuada Vanguarda: promove o envolvimento do município, estimulando o aluno na resolução de multiplicação, desenvolvendo o raciocínio lógico e a matemática. O Projeto está sob a coordenação da ATP Rosana Salles e da OP Iedângela Bonaldi, ambas integrantes da Oficina Pedagógica da SME.
 
Com informações da
<a href="http://www.lorena.sp.gov.br/noticia.php?idnoti=6019"> Prefeitura de Lorena </a>

0 comentários:

Postar um comentário